A Vida é mais Importante – John Piper

... que a comida e o corpo mais importante que a roupa –

Jesus apresenta pelo menos oito motivos aos discípulos para não viverem preocupados com o amanhã. O primeiro encontra-se no versículo 25: “Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir". Por quê? Porque "a vida [é] mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa". O que isso significa?

Por que temos a tendência de nos preocupar com comida e com roupa? Porque há três coisas que perderemos se não tivermos comida e roupa. Primeira: perderemos alguns prazeres. Afinal, a comida agrada ao paladar. Segunda: perderemos alguns elogios humanos e olhares de admiração se não usarmos roupas bonitas. Terceira: possivelmente perderemos a vida se não tivermos alimento para comer ou roupas que nos protejam do frio. Preocupamo-nos com comida e com roupa porque não queremos perder prazeres físicos, elogios humanos nem a vida.

Jesus reage assim a essas preocupações: "Se você for dominado pelas preocupações com essas coisas, deixará de ver as grandezas da vida". A vida não nos foi concedida para o prazer físico acima de tudo, mas para algo bem maior — agradar a Deus (Lucas 12.21). A vida não nos foi concedida para receber a aprovação dos homens acima de tudo, mas para algo bem maior — a aprovação de Deus (João 5.44). A vida não nos foi concedida para ser prolongada neste mundo acima de tudo, mas para algo bem maior — a vida eterna com Deus no futuro (3.16).

Não devemos nos preocupar com comida e com roupa porque elas não proporcionam as coisas grandiosas da vida, isto é, agradar a Deus, buscar sua graça e misericórdia, querer passar a eternidade em sua presença. Se vivermos preocupados com essas coisas, deixaremos de ver os grandes propósitos da vida centralizada em Deus.

OBSERVEM AS AVES DO CÉU

O segundo motivo que Jesus apresenta para abandonarmos as preocupações encontra-se no versículo 26: "Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?". Quando observamos as aves, não extraímos uma lição de indolência. Elas usam o bico para cavar a terra, caçam insetos e constroem ninhos com fios e folhas. Jesus, no entanto, diz que é Deus quem as alimenta. As aves não ficam preocupadas à procura de alimento como se Deus não fosse o mesmo amanhã. Elas saem para trabalhar — e nós também devemos sair para trabalhar —, mas quando o Sol nasce no dia seguinte Deus continua a ser Deus.

VOCÊS NÃO PODEM "ACRESCENTAR UMA HORA QUE SEJA A SUA VIDA"

O terceiro motivo para não termos preocupações: ela é inútil. "Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?" (v. 27). O argumento é bastante pragmático: a preocupação não leva a lugar nenhum e não faz bem nenhum. Seja qual for a causa da preocupação, sabemos que ela não diminui o problema, apenas aumenta o sofrimento enquanto convivemos com ela. Por isso, não se preocupe. A preocupação não tem nenhuma utilidade.

0 comentários:

Postar um comentário