Tristeza Segundo Deus - João Calvino

Não porque fostes entristecidos. O que Paulo está dizendo é que ele não se deleitava no sofrimento dos coríntios, e se lhe fosse dado escolher, tentaria, ao mesmo tempo, promover o seu bem-estar e a sua felicidade; porém, visto que lhe falta alternativa, o seu bem-estar lhe era de pouca importância, visto que ele se alegrava no fato de que fostes entristecidos para  arrependimento. Há médicos que são amáveis e leais, porém, em certas ocasiões, têm de portar-se com severidade, e até mesmo com crueldade, com seus clientes. Paulo diz que não é homem de empregar remédios dolorosos, a não ser que seja necessário. Mas, visto que sua experiência com a cura por meios rudes provou ser bem sucedida, então ele se congratula com tal expediente. Eleja usou uma forma muito semelhante de expressão em 5.4: "Pois, na verdade, os que estamos neste tabernáculo gememos angustiados, não por querermos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida."

Tristeza de Deus. A fim de entendermos o que significa "tristeza de, ou segundo Deus", precisamos observar como Paulo contrasta isto com o seu oposto - "a tristeza do mundo". Devemos considerar também o mesmo contraste entre duas espécies de alegria. Há a alegria do mundo, na qual os homens, em seus desatinos e sem qualquer reverência para com Deus, se deleitam nas coisas ilusórias deste mundo e se embriagam com os seus deleites  transitórios, de tal maneira que de nada mais cuidam senão das coisas terrenas. Por outro lado, há a alegria segundo Deus, alegria esta na qual os homens buscam em Deus toda a sua felicidade, se deleitam em sua graça; e ao menosprezarem o mundo, realçam o fato de que ao desfrutarem das prosperidades terrenas é como se delas não desfrutassem, e mesmo na adversidade têm o seu coração iluminado.

Da mesma forma, a tristeza deste mundo existe quando o coração humano se perturba em meio às aflições terrenas e é submerso em pranto; mas a tristeza segundo Deus existe quando os homens elevam seus olhos para Deus e consideram que a sua miséria consiste em serem eles privados da graça divina, e, temendo o seu juízo, choram seus pecados. Paulo afirma que este tipo de tristeza é a causa e a origem do arrependimento. Isto precisa ser cuidadosamente observado porque, a menos que o pecador se aborreça de si mesmo, de tal modo que odeie sua própria vida e, em profunda tristeza, confesse seu pecado, ele jamais se converterá ao Senhor. Mas uma pessoa não pode sentir este tipo de tristeza sem que experimente uma mudança de coração. Assim, o arrependimento tem início com a tristeza, porque, como já disse, ninguém pode tomar o caminho certo sem que primeiro odeie seu pecado, e onde não existe ódio ao pecado também não pode haver auto-recriminação e tristeza. Paulo nos apresenta uma belíssima descrição de arrependimento quando diz que esse arrependimento não traz nenhum pesar. Porque, por mais amargo possa ele ser no primeiro teste, os resultados benéficos que fluem dele o fazem desejável. A frase pode ser tomada como referindo-se à salvação antes que ao arrependimento; porém, em minha opinião, ela se ajusta melhor ao arrependimento, como se dissesse: "O resultado final nos ensina que esse tipo de tristeza não nos deve ser penoso nem humilhante, porque, por mais amargo que seja o arrependimento que nos domine, ele é denominado como sendo algo que não nos traz nenhum pesar, em virtude do precioso e agradável fruto que ele produz.

Para a salvação. Paulo parece estar fazendo do arrependimento a causa da salvação; e se assim fosse, seguir-se-ia que somos justificados pelas obras. A minha resposta é que devemos notar bem o ponto específico que Paulo discute aqui. Ele não se preocupa com a causa da salvação, e, sim, apenas recomenda o arrependimento para realçar o fruto que ele produz e para compará-lo ao caminho que conduz à salvação. E assim o é. Cristo, deveras, nos chama por sua livre graça, porém nos chama para o arrependimento; e Deus perdoa os nossos pecados gratuitamente, mas somente quando os renunciamos. Deus opera em nós ambas as coisas, concomitantemente, de modo que somos tanto renovados por meio do arrependimento e libertados da escravidão do pecado, como também somos justificados por meio da fé e libertados da maldição que o pecado gera. Estes são os inseparáveis dons da graça, e em razão dos invariáveis laços que existem entre eles, o arrependimento pode correta e adequadamente ser chamado o início do caminho que conduz à salvação, porém mais como acompanhamento do que como causa. Este argumento não é uma evasiva sutil, mas uma simples explicação da dificuldade, pois enquanto a Escritura ensina que jamais obtemos o perdão de nossos pecados sem o arrependimento, concomitantemente ensina, em muitos lugares, que a única base de nosso perdão é a misericórdia divina.

http://bit.ly/avWzaC

Posted via web from luthergratia's posterous

0 comentários:

Postar um comentário