Em que você se Gloria? - John Piper

A chocante convocação para nos gloriarmos de uma corda de linchamento

Nesse respeito, poucos versículos da Bíblia são mais radicais, de abrangência maior e de exaltação maior a Cristo do que Gaiatas 6.14: "Longe esteja de mim gloriar-me senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo". Ou para dizer isso de modo positivo: só se glorie na cruz de Jesus Cristo. Essa é uma idéia única. Um só alvo para a vida. Uma única paixão. Só se glorie na cruz. A palavra "gloriar-se" pode ser traduzida "exultar em" ou "alegrar-se em". Só exulte na cruz de Cristo. Só se regozije na cruz de Cristo. Paulo diz: seja esta sua única paixão, sua única ostentação e alegria e exultação. Se você me entende - e espero que me entenda antes que cheguemos ao fim - você saberá porque isso não contradiz, mas confirma tudo que escrevi no capítulo 2 quando oro por você, o leitor: possa aquela única coisa que você ama, a única coisa em que você se alegra e sobre a qual exulta, ser a cruz de Jesus Cristo.

E chocante Paulo dizer que devemos nos gloriar somente na cruz de Cristo, por duas razões.
Uma é que ele parece estar dizendo: só se glorie na cadeira elétrica. Exulte somente na câmara de gás. Só se regozije na injeção letal. Que seu único motivo de orgulho seja a corda de linchamento. "Longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo". Nenhuma forma de execução já inventada foi mais cruel e agonizante do que ser pregado numa cruz e pendurado para morrer como um pedaço de carne. Foi horrível. Você não teria agüentado olhá-lo - não sem gritar e arrancar o cabelo e rasgar sua roupa. Provavelmente teria vomitado. Deixe que isso, diz Paulo, seja a única paixão de sua vida. É isso que choca em suas palavras.

A outra é que ele diz que isso há de ser o único orgulho de sua vida. A única alegria. A única exultação. "Longe esteja de mim gloriar-me senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo". O que ele quer dizer com isso? Será que está falando sério? Nenhum outro motivo de orgulho? Nenhuma outra exultação? Nenhuma outra alegria senão a cruz de Jesus?

E como ficam as passagens onde o próprio Paulo usa a mesma palavra para falar em gloriar-se ou exultar em outras coisas? Por exemplo, Romanos 5.2: "Gloriamo-nos na esperança da glória de Deus". Romanos 5.3,4: "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança experiência; e a experiência esperança". E 2 Coríntios 12.9: "De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo". Também 1 Tessalonicenses 2.19: "quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Se¬nhor Jesus em sua vinda? Não sois vós?".
http://bit.ly/bBqDhO

Posted via web from luthergratia's posterous

0 comentários:

Postar um comentário