Fazendo o bem quando existe ódio – John Piper

Os milagres de Jesus nem sempre resultaram em fé salvadora. Alguns de seus contemporâneos ficaram mais impressionados com seu poder que com sua pessoa. A certa altura, os irmãos de Jesus demonstraram mais interesse pela aclamação pública recebida por "Jesus que pela beleza espiritual revelada em seus milagres. Eles tentaram torná-lo mais popular por causa de seus milagres em Jerusalém: "Ninguém que deseja ser reconhecido publicamente age em segredo. Visto que você está fazendo estas coisas, mostre-se ao mundo". O texto traz este complemento: "Pois nem os seus irmãos criam nele" (João 7.4,5).

Portanto, até o ministério de cura se enquadra no mandamento: “Façam o bem aos que os odeiam". Façamos uma pausa para assimilar esse mandamento. "Odiar" é uma palavra muito forte. Pense no que significa ser odiado e em como você se sentiria. Depois, reflita no ato maravilhoso de fazer o bem a quem o odeia. Jesus conhecia o significado de ser odiado (Lucas 19.14; João 7.7; 15.18,24,25) e deu a vida por todos os seus inimigos que porventura aceitassem seu amor. Quando disse: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos" (João 15.13), Jesus não estava medindo a grandeza de seu amor pelo fato de morrer por seus amigos, e sim por fazer isso de livre vontade. Ao referir-se aos amigos, quis dizer que o propósito de sua morte para retirar a ira de Deus (João 3.14,15,36) e perdoar pecados (Mateus 26.28) só seria sentido por aqueles que no momento eram seus inimigos, se um dia deixassem de lado a inimizade e se tornassem seus amigos.

Jesus deixou claro que, assim como ele foi odiado, nós também seremos se o seguirmos. "Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo" (Mateus 10.22). Disse também que o sofrimento seria maior ainda, porque o ódio partiria de ex-amigos: "Naquele tempo muitos ficarão escandaliza¬dos, trairão e odiarão uns aos outros" (Mateus 24.10). Pense nas emoções que afloram em seu coração quando alguém o odeia, profere mentiras a seu respeito e o ofende. A maioria de nós se sente no direito de revidar. Jesus ordena que nosso coração seja mudado. Poderá haver indignação legítima, mas o coração precisa desejar o bem de quem nos odiou e "fazer o bem" a ele. Nosso amor poderá resultar em arrependimento no coração de quem nos odiou, mas também a reação dele pode ser de desprezo (como ocorreu com o amor de Jesus). Isso, todavia, não é problema nosso. Jesus diz: "Façam o bem aos que os odeiam".

0 comentários:

Postar um comentário