Quando e Evangelho não é Boas-Novas - John Piper

O Evangelho não é boas-Novas sem a Glória de Deus. As implicações disto para o entendimento de 2 Coríntios 4.4, 6 são enormes.. "O evangelho da glória de Cristo" é o evangelho da glória de Deus, pois Cristo é Deus. Ver a glória da obra de Cristo, nos acontecimentos da Sexta-Feira e da Páscoa, é o mesmo que ver a glória de Deus. Amar a Cristo por sua obra salvadora, no evangelho, é o mesmo que amar a Deus. Não estou anulando todas as distinções entre o Pai e o Filho. Pelo contrário, estou contendendo contra toda separação. Estou argumentando que não é somente permissível, mas também essencial, vermos e experimentarmos a Deus na glória do evangelho. Essa é a ênfase de 2 Coríntios 4.4, 6.

O evangelho é a luz da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. E a luz da glória de Deus na face de Cristo. Isto é o que torna o evangelho em boas-novas. Se a glória de Deus, em Cristo, não nos fosse apresentada no evangelho, a fim de que a vejamos e a experimentemos para sempre, o evangelho não seria boas-novas. A ênfase não pode ser mais clara nestes versículos. Despertando nossa alma para vermos e experimentarmos a glória do evangelho, Paulo enfatiza, acima de tudo, nestes versículos, que o evangelho nos mostra a glória de Deus, para que a vejamos e a desfrutemos eternamente.

"Ees não vêem o Sol do Meio-Dia "

Não deixemos de ver o sol em pleno meio-dia. Estamos falando sobre a glória — radiância, fulgor, brilho. Glória é esplendor externo de tudo o que é glorioso. A glória de Deus é o lindo esplendor de Deus. Não existe esplendor maior. Nada, no universo, nem na imaginação de qualquer homem ou anjo, é mais brilhante do que o esplendor de Deus. Isto torna a cegueira de 2 Coríntios 4.4 horrorizante em seus efeitos. Calvino o disse com o tipo de admiração que ela merece: "Eles não vêem o sol do meio-dia". Essa é maneira como a glória de Deus é tão evidente no evangelho. Quando Deus pronuncia a ordem onipotente de criação e resplandece "em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo", as cortinas são abertas na janela de nosso chalé alpino, e o sol da manhã, refletido nos Alpes de Cristo, enche a sala com a sua glória.

0 comentários:

Postar um comentário