O Fundamento de nossa Fé tem de ser Racional - John Piper

Jonathan Edwards compartilhava da convicção de João Calvino a respeito do fundamento de nossa fé no evangelho: a glória de Deus vista com os olhos do coração como majestosa e auto-autenticadora. Mas Edwards soa uma nota um pouco diferente. Ele enfatiza que a convicção da verdade do evangelho tem de ser tanto racional quanto espiritual. A glória de Deus no evangelho é a chave para ambas.

Edwards afirma que, embora uma pessoa tenha afeições religiosas fortes, que procedem de uma persuasão da verdade do evangelho, estas afeições serão inúteis, "se a persuasão dessas pessoas não for uma persuasão ou convicção racional". O que Edwards queria dizer com "racional"?

Ao usar as palavras "convicção racional", estou falando sobre uma convicção fundamentada na evidência genuína, ou sobre aquilo que é uma boa razão, ou uma base justa de convicção. Os homens podem estar fortemente persuadidos de que a religião cristã é verdadeira, quando a persuasão deles não está edificada sobre a evidência, mas está totalmente edificada sobre a educação e na opinião de outras pessoas; assim como muitos dos mulçumanos são fortemente persuadidos da verdade da religião islâmica, porque seus pais, vizinhos e a nação crêem no islamismo. Este tipo de crença na veracidade da religião cristã não é diferente da crença dos muçulmanos, pois ambas são edificadas sob a mesma base. E, ainda que os elementos da crença sejam melhores, isso não torna melhor a própria crença, pois embora a coisa crida seja verdadeira, este tipo de crença não se deve à sua verdade, e sim à educação. Portanto, assim como a convicção [cristã] não é melhor do que a convicção dos mulçumanos, assim também as afeições que fluem dessa convicção não são melhores em si mesmas do que as afeições religiosas dos mulçumanos.

Uma de minhas maiores preocupações é que muitas pessoas confessam ter fé em Cristo desta maneira. Não é uma fé alicerçada na glória de Cristo mesmo, e sim na tradição, na educação ou na opinião de outras pessoas. Se este for o caso, a fé não é a fé salvadora. A fé salvadora em Cristo está edificada, como afirma Edwards, sobre "evidência genuína, ou sobre aquilo que é uma boa razão, ou uma justa base de convicção".

0 comentários:

Postar um comentário